BIOMÉDICOS PODEM FAZER PERFUSÃO EXTRACORPÓREA




Perfusão extracorpórea ou Circulação extracorpórea é um método utilizado em cirurgia cardíaca que consta da utilização de uma máquina (coração- pulmão artificial) que temporariamente é capaz de substituir as funções do coração e dos pulmões oxigenando o sangue e bombeando-o através do sistema circulatório, de tal forma a permitir a parada do coração e conseqüentemente permitir o tratamento de suas lesões congênitas ou adquiridas.


(fonte: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

O que um profissional Biomédico desta área faz?


- Planear, preparar, analisar e utilizar meios tecnológicos em perfusão cardiovascular;- CEC convencional em adultos pediátricos e infantis;- Dispositivos de bombeamento sangüíneo;- Filtração sangüínea;- Trocas gasosas;- Dispositivos de trocas gasosas(oxigenadores);- Hemodiluição;- Preservação miocárdica;- Técnicas de hipotermia;- Circuitos de perfusão;- Técnicas de conservação de sangue;- Manejo da coagulação;- Reaproveitamento sangüíneo peri-operatório;- Hemofiltração/hemoconcentração;- Meios de assistência cardio-respiratória.


Sobre Circulação extracorpórea


Trata - se de um sistema constituído basicamente por uma bomba arterial propulsora unidirecional de sangue e um oxigenador que permitem, respectivamente, a perfusão e as trocas gasosas (hematose). É empregado primordialmente em cirurgias "a céu aberto" nas quais sejam necessárias a abertura das paredes do coração para, assim, ter acesso às suas estruturas intracavitárias, principalmente nas correções de valvalopatias e cardiopatias congênitas. Outras aplicações freqüentes são as cirurgias de correção dos distúrbios na aorta torácica. Além dos componentes fundamentais, citados acima, a aparelhagem de circulação extra - corpórea (CEC) também é composta por dispositivos acessórios, tais como: desborbulhador, filtro, reservatório de sangue, trocador de calor, tubos condutores de sangue e bombas de aspiração. Bomba arterialOs principais modelos são constituídos por um tubo elástico e um rolete metálico cujos braços são impulsionados por um motor elétrico em um único sentido. O tubo elástico, ao ser comprimido continuamente pelo rolete metálico, permite que o sangue seja impulsionado.Outros equipamentos, menos comuns, utilizam uma bomba centrífuga projetada inicialmente para pacientes acometidos por choque cardiogênico, baixo débito sistólico ou falência de bomba, enquanto aguardam o transplante.


Angélica M. Espinosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Semanal