Médicos descobrem pé de ervilha em pulmão em americano


Ron Sveden, um americano de 75 anos, sofria de ataques de tosse, andava cansado, tinha pouco apetite, e no hospital foi-lhe diagnosticada pneumonia e desidratação. Quando um raio-X indicou uma pequena mancha no seu pulmão, os médicos suspeitaram imediatamente num tumor. Mas as biópsias davam resultados negativos e a única solução passava pela operação.

Finda a cirurgia, os médicos trouxeram uma boa noticia ao septuagenário: não tinha cancro mas havia uma ervilha a germinar no seu peito. A leguminosa alojada no pulmão teria começado o seu desenvolvimento natural transformando-se numa potencial planta e criando uma poderosa inflamação nos órgãos de Sveden. A operação de remoção demorou cerca de uma hora e meia, em que a ervilha foi extraída, a infecção drenada e a capacidade dos pulmões restaurada. Depois da cirurgia, Sveden teve ainda que passar três semanas hospitalizado e uma semana em terapia. O médico de Ron Sveden diz que não é invulgar que pequenos objectos sejam inalados, mas é um pouco mais raro que isso aconteça sem que a pessoa se dê conta.

Não é a primeira vez que se fala em casos de sementes que germinam nos pulmões de alguém. Em 2009, um cirurgião russo chegou a dizer que tinha encontrado uma pequena planta no pulmão de um paciente. A germinação de uma semente neste tipo de condições é extremamente difícil, porque não existe luz suficiente. No entanto, a ervilha no pulmão de Ron não só germinou como, dizem especialistas, iria continuar a desenvolver-se.

O ex-doente Ron Sveden diz-se agora muito feliz. “Passou de uma pessoa que provavelmente teria um cancro do pulmão em estado avançado para uma pessoa com uma saúde normal para a sua idade” frisou o seu médico, Scott Slater

2 comentários:

Top Semanal