Exame antidoping na copa do mundo de futebol – Análise da amostra de urina

A Fifa anunciou que realizará testes de antidoping em oito atletas de cada seleção participante da Copa do Mundo. Ao todo, serão feitos 512 exames nos jogadores das 32 delegações, que irão colher urina e eventualmente sangue para realização dos testes em laboratórios credenciados, o resultado sai em menos de 24 horas e serão positivo ou negativo para as substâncias proibidaspesquisadas, que possam ter sido ingeridas até 10 meses antes.

Os objetivos fundamentais do controle de dopagem, segundo o órgão são três: de defender e preservar a ética do esporte, para salvaguardar a integridade física e saúde mental dos jogadores e garantir que todos os concorrentes tenham chances iguais.

O centro de testes oficial antidoping para a Copa do Mundo, o Laboratório de Controle de Doping SA Doping Control Laboratory (SADoCoL) at the University of the Free State, adquiriu equipamentos de ultima geração, está pronto para fazer os exames. “Nossos novos instrumentos são alguns dos melhores do mundo”, disse um orgulhoso Dr. Pieter van der Merwe, chefe do laboratório.

Um dos casos que teve maior destaque foi a dopagem do atleta Diego Maradona da Argentina na Copa do Mundo de 1994, hoje treinado da mesma equipe, na época foi reprovado em um exame, que alegou o uso de coquetel de substâncias proibidas pela Fifa.

O médico da Fifa Michel D”Hooghe, disse que apenas 0,3% dos exames de doping apresentam positivo para alguma substância não permitida, uma quantidade considerada pequena.

No site da Fifa é possível baixar os documentos oficiais sobre regulamentos antidoping e formulários para declaração de uso e outras informações. O material aborda temas como, análise de amostras, utilização de laboratórios acreditados, normas para a análise da amostra e elaboração de relatórios, reanálise de amostras, propriedades e orientação.

Como é o processo de análise da urina no exame antidoping

A urina será coletada no próprio estádio onde ocorrer o jogo, o material biológico deve ser dividido em dois frasco. A coleta será acompanhada por um representante oficial designado pela Fifa, rotulado e anexado junto com os papeis com as informações do processo. Poderá, quando necessário, coletar sangue para análise.

Depois todo material será encaminhada para análise no laboratório da cidade de Bloemfontein, onde será realizado o exame em equipamentos automatizado que detectam quantidades mínimas das substâncias proibidas. Se a amostra do primeiro frasco analisado der negativo encerra o caso, mas de der positivo um novo exame é realizado na amostra do outro frasco, sendo positivo ocorre reunião com membros da Fifa para avaliar punições cabíveis, mas se nesta amostra der negativo, também o caso estará encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Semanal