Salvador concentra casos de meningite

Em todo o estado, 29 pessoas morreram neste ano.
Desde fevereiro, vacina é oferecida nos postos de saúde.


G1

De janeiro até o início de maio deste ano, foram registrados 89 casos de meningite C na Bahia. A cidade que tem a maior parte dos casos é Salvador. Na capital, são 63 pacientes até agora, o que representa um aumento de 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, 29 pessoas morreram em decorrência dessa doença.
. Uma estudante de 18 anos morreu nesta semana. Ela passou mal no trabalho. Na escola onde a jovem estudava, os professores tentam tranquilizar os alunos. "Em um primeiro momento, queremos orientar, não queremos criar pânico", disse a diretora, Mônica Bonfim.Desde fevereiro, a vacina contra meningite C é oferecida de graça em postos de saúde da capital baiana para crianças até 5 anos. Apesar de considerar que há um surto da doença na faixa etária de 10 a 14 anos em algumas regiões, a Secretaria Estadual da Saúde diz que, por enquanto, não deve ampliar a imunização. “Não há produção de vacina, em curto prazo, para dar conta da população", explica a coordenadora de imunização da secretaria da saúde da Bahia Fátima Guirra.

A vacina contra meningite C não faz parte do calendário de imunização do Ministério da Saúde. Nas clínicas particulares, a dose custa, em média, R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Semanal