Como envelhecer com saúde

Saiba o que é considerado normal no processo de envelhecer.

Você tem se olhado no espelho ultimamente somente para encontrar mais algumas rugas e cabelos brancos? Estas são algumas das mudanças que você provavelmente irá notar conforme for envelhecendo. Mas o que exatamente está acontecendo com o seu corpo? Confira aqui uma lista das mudanças naturais que você pode esperar nesta fase da nossa vida.

Sistema Cardiovascular

Com o tempo, o músculo cardíaco torna-se menos eficiente, trabalhando duro para bombear a mesma quantidade de sangue através do corpo. Além disso, os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Depósitos de gordura podem se acumular nas paredes internas das artérias (aterosclerose), entupindo-as. A perda natural da elasticidade, combinada com a aterosclerose, faz com que as artérias enrijeçam, obrigando o coração a trabalhar ainda mais forte para que possa bombear o sangue por elas. Isto pode fazer com que a pressão arterial se eleve (hipertensão).

Ossos, músculos e articulações

Os ossos alcançam sua massa máxima entre 25 e 35 anos. Conforme envelhecemos, os ossos encolhem em tamanho e densidade. Uma das conseqüências é que diminuímos de tamanho. A perda gradual de densidade enfraquece os ossos e os torna mais suscetíveis a fraturas. Músculos, tendões e articulações geralmente perdem alguma força e flexibilidade conforme se envelhece.

Sistema Digestivo

A deglutição e os movimentos que automaticamente movem a comida digerida pelos intestinos ficam mais devagar à medida que o tempo passa. A área de superfície dos intestinos diminui ligeiramente. O fluxo de secreções do estômago, fígado, pâncreas e intestino delgado podem diminuir. Estas mudanças geralmente não rompem o processo digestivo, sendo difícil de se perceber. Mas podemos observar mais constipação.

Rins, bexiga e sistema urinário

Com a idade, os rins se tornam menos eficientes em remover os resíduos da circulação sangüínea. As doenças crônicas como diabete ou hipertensão e alguns medicamentos podem danificar os rins com o tempo.
Mais ou menos uma em cada 10 pessoas com 65 anos ou mais sofre com incontinência urinária. Esta pode ser causada por vários problemas, como obesidade, constipação freqüente e tosse crônica.
As mulheres têm mais possibilidade de terem incontinência do que os homens. Aquelas que estão na menopausa podem sofrer incontinência de tensão porque os músculos em torno da bexiga (músculos do esfíncter) perdem força e o reflexo da bexiga muda. Como os níveis de estrogênio diminuem, o tecido do tubo pelo qual a urina passa (uretra) fica mais fino. Os músculos pélvicos se enfraquecem, reduzindo a sustentação da bexiga.
Em homens mais velhos, a incontinência é, algumas vezes, causada por uma próstata aumentada, que pode bloquear a uretra. Isto dificulta o esvaziamento da bexiga, fazendo com que se esvazie aos poucos.

Cérebro e sistema nervoso

O número de células (neurônios) no cérebro diminui com a idade, e a memória se torna menos eficiente. Porém, em algumas áreas do cérebro, o número de conexões entre as células aumenta, compensando o envelhecimento dos neurônios e mantendo a função cerebral. Os reflexos tendem a ficar mais lentos e a pessoa tende a se tornar menos coordenada e pode ter dificuldade com o equilíbrio.

Olhos

Com idade, eles diminuem a produção de lágrimas, a retina se afina e as lentes gradualmente ficam amarelas e se tornam opacas. Em torno dos 40 anos 40 anos, ao focar objetos que estão mais perto, a visão se torna mais difícil. Mais tarde, as partes coloridas dos olhos (íris) endurecem, tornando as pupilas menos responsivas, dificultando nossa adaptação aos diferentes níveis de luz. Outras mudanças nos olhos podem provocar sensibilidade à claridade, um problema ao dirigir à noite. Os problemas mais comuns que afetam os olhos com o envelhecimento incluem cataratas, glaucoma e degeneração macular.

Ouvidos

A perda de audição é um dos estados mais comuns, afetando adultos que estão na meia-idade e mais velhos. Mais ou menos metade de todas as pessoas com mais de 85 anos sofre perda de audição. Ao longo dos anos, ruídos podem danificar as células de pêlo sensorial dos ouvidos internos.
Também, as paredes dos canais auditivos se afinam e os tímpanos espessam. Isto vai provocar dificuldade de audição de altas frequências.
Algumas pessoas encontram dificuldade em seguir uma conversação em uma sala lotada. Mudanças no ouvido interno ou em suas ligações nervosas, acúmulo de cera e várias doenças podem afetar a audição geral.

Dentes

O processo de envelhecimento dos dentes e gengivas depende de como os cuidou ao longo dos anos. Mesmo que sejamos meticulosos ao escovar e passar fio dental, notamos que a boca fica mais seca e as gengivas se retraem. Os dentes podem escurecer um pouco e se tornarem mais frágeis e mais fáceis de quebrar.

A maioria de adultos pode manter seus dentes naturais ao longo de suas vidas. Mas com menos saliva para lavar e levar embora as bactérias, os dentes e gengivas se tornam mais vulneráveis para estragar e infeccionar. Por isto, é muito importante continuar com a escovação, ao menos 3 vezes ao dia, além da limpeza com fio dental e bochechos para higienização da boca.

Alguns idosos sofrem com a boca seca (xerostomia), que leva a queda de dente e infecção. A boca seca também pode afetar a fala, a deglutição e a tornar a degustação difícil. O câncer oral é mais comum no meio de adultos mais velhos. A limpeza e exames regulares com o dentista pode prevenir este tipo de câncer.

Pele, unhas e cabelo

Com a idade, a pele se afina e se torna menos elástica e mais frágil.
As contusões são mais frequentes. A produção reduzida de óleos naturais pode fazer a pele mais seca e mais enrugada. As pintas de idade podem acontecer, e pequenas verrugas são mais comuns. As unhas crescem mais lentamente e se tornam mais fracas. O cabelo branqueia e fica mais ralo. Também suamos menos - tornando mais difícil se sentir 'fresco' quando faz calor.
O envelhecimento da pele depende de muitos fatores. O mais importante é a exposição ao sol ao longo dos anos. Quanto mais a pele foi exposta ao sol, mais danificada ela vai ser. Fumar vai provocar escurecimento da pele e rugas precoces. O câncer de pele também é uma preocupação, pois o risco aumenta à medida que envelhecemos.
Sono

As necessidades de sono mudam pouco ao longo da maturidade. Se estamos acostumados a 6 horas de sono noturno, há chances de que continuemos no mesmo ritmo. Porém, podemos sentir um sono menos profundo, o que significa que precisamos de mais tempo para obter a mesma qualidade de sono. Pode ocorrer também que o sono é interrompido várias vezes durante a noite.

Peso

Conforme envelhecemos, perder peso se você tiver sobrepeso ou até mesmo manter, pode ser mais difícil. O metabolismo diminui geralmente a velocidade, fazendo com que o organismo queime menos calorias. As calorias que eram antes usadas para alimentar a necessidade de energia diária agora são armazenadas como gordura. Se o seu nível de atividade física diminuir, isto pode resultar em ganho de peso não desejado.

Sexualidade

Com idade, as necessidades sexuais, padrões e execução podem mudar. A vagina das mulheres tende a encolher e estreitar, e as paredes se tornam menos elásticas. A secura vaginal é um dos principais problemas, que pode tornar o ato sexual doloroso.
A impotência se torna mais comum em homens à medida que eles envelhecem. Perto dos 65 anos, 1 entre 4 homens têm dificuldade de conseguir ou manter uma ereção. Em outros, pode levar mais tempo para conseguir uma ereção, que pode não ser tão firme quanto antes.

As mudanças saudáveis podem melhorar a qualidade de vida à medida que você envelhece

Se você achar que já se prejudicou muito para esperar uma vida longa, páre para pensar. Os estudos nos mostram que nunca é tarde para adotar um estilo de vida saudável. Por exemplo, se deixar de fumar agora, o risco de doença de coração começa a cair quase imediatamente.

Viver um estilo de vida saudável pode melhorar o seu envelhecimento.

  • Pare de fumar.
  • Tenha uma alimentação saudável, com muitas frutas, legumes, fibras e grãos.
  • Exercite-se por pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.
  • Mantenha um peso saudável.
  • Procure dormir o suficiente para se despertar sentindo descansado.
  • Siga a indicação do seu médico para exames e rotinas de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Semanal