Manteiga ou margarina? Qual será a menos prejudicial à saúde da familia?

Acredito que o caso da manteiga e margarina vale a pena ser comentado, pois ambas são alimentos que fornecem basicamente gordura, o nutriente mais calórico da tabela nutricional. Cada grama fornece 9kcal, é muita coisa.
Cada família tem seu hábito alimentar, mas não custa nada tomar alguns cuidados para se ter uma família saudável. Portanto, independentemente de qual você escolher, consuma com moderação.
Outro fator a ser avaliado é o tipo de gordura que cada uma fornece. O rótulo desses produtos devem conter informações sobre que tipo de gordura(saturada, insaturada e trans) e a quantidade.
A manteiga nada mais é que a nata do leite batida até se transformar numa emulsão cremosa. É composta por cerca de 80% de gordura, sendo os 20% restantes de água e resíduos de lactose(o açucar do leite) e de butirina(a proteína do leite).
A manteiga é a única matéria gorda que dispõe de uma quantidade de vitamina A razoável. É digerida com grande facilidade, sendo seu tempo de permanência no estômago, menor que o das outras gorduras. Um consumo diário de 20g de manteiga representa metade do que podemos consumir de gordura saturada. Porisso consuma sempre com muita moderação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Semanal